22 de mar. de 2012

Fractura do Cóccix

Texto: Diogo Roquette Osório

Fisioterapeuta / Skatista




A fractura do cóccix é mais uma afecção que pertence á colecção de lesões que podem acontecer durante a prática do skate. A maioria deste tipo de fracturas acontece por traumatismo directo, mas também pode acontecer durante o parto. Mas julgo que esta segunda hipótese não é a mais comum de ocorrer na nossa comunidade sk8ter. 

O cóccix é um osso que fica localizado na extremidade inferior da coluna vertebral, e é constituído por quatro ou cinco vértebras coccígeas, que estão soldadas entre si. 

Habitualmente este tipo de fracturas não dão complicações e o seu tratamento mais frequente é o repouso na cama durante a fase que o indivíduo tem dores. 

Normalmente os sintomas mais comuns são dor ao sentar e ao expulsar os excrementos pelo ânus, devido ao desenvolvimento de um processo inflamatório no local da fractura e nos músculos adjacentes ao cóccix. Nestes processos também é comum o indivíduo sentir dor ao passar da posição de sentado para de pé.

Para além do repouso, o médico também pode receitar anti-inflamatórios e analgésicos para alívio dos sintomas. 

Nas cadeiras, o uso de almofadas ortopédicas (tipo bóia), também contribuí para um alívio significativo das dores. 

Numa fase posterior, após o processo inflamatório ter desaparecido, a aplicação de um saco de água quente ao nível da região coccígea pode ajudar a descontrair os músculos que rodeiam o cóccix, contribuindo desta forma para uma melhoria de alguma dor que ainda persista.

O Luís Coutinho, um dos melhores skaters nacionais da actualidade, amigo e companheiro de muitos serões, teve o azar de bater com o rabo na ponta de um corrimão e fazer uma fractura do cóccix. Durante o período de recuperação, a família e os amigos até lhe apelidaram a alcunha de caudinhas, por ter feito uma fractura da pequena cauda da coluna.

Segundo o testemunho do Luís, este tipo de lesão, é muito incómoda, principalmente na primeira semana após a lesão, devido ao facto da grande intensidade das dores e de uma pessoa não poder adoptar posições para além da posição de deitado de barriga para baixo. 

Entretanto aproximadamente 3 meses após a data do acidente, felizmente o Luís recuperou bem. É normal que ainda sinta algumas moinhas como em todas as lesões, mas o master Coutinho já anda por aí a esgravatar rodas e ténis por essas ruas. 


2leep.com