24 de set. de 2011

Qual o melhor formato numa competição de skate ???


Sabemos que este assunto, pode gerar pensamentos diferentes, daqueles que vamos expor, porém, temos que saber, o que está acontecendo lá fora, e, tentarmos trazer para nossos eventos o melhor de cada, pois, se é bom para eles, e paramos tudo que estamos fazendo para assistir a estes eventos, porquê não seria para nós ? 
Este ano, estamos presenciando algumas inovações, com relação aos formatos das competições realizadas pelo mundo, onde, os Estados Unidos sendo uma referência em eventos, com, o Street League, Maloof Money Cup, X Games, Dew Tour e ainda, WCS - World Cup Skateboard que é, a entidade máxima do skate mundial sediada na Califórnia, e que, organiza competições pelo mundo homologadas pela entidade, vem nos mostrando opções variadas.
Sendo assim, temos de nos actualizar com relação aos critérios utilizados pelos juízes, para os diversos formatos de competições, e ainda, analisar o formato ideal para extrair o melhor de cada skater, pois, a fórmula básica, com duas runs de 1 minuto cada, estão banidas destas competições, pois estas, acabam por não demonstrar o nível real de cada skatista e sim algo parecido com um robô. E o sitema de Jam Session tradicional, acreditamos deixar duvidas, com relação a análise dos juizes, porém não com relação a sua competência de estar julgando, e sim, porque, eles não tem quatro olhos, para visualizarem 2,3 ou 4 skaters na pista ao mesmo tempo, podendo assim, haver maiores chances de alguém sair prejudicado.


A World Cup Skateboard e o Dew Tour, utilizaram o mesmo formato em seus eventos, assim como, o sistema de pontuação, o que, nos daria uma boa referência a ser praticado nas competições, por aqui realizadas, onde, nossos skaters estariam actualizados pelos critérios internacionais, criando maiores possibilidades de bons resultados em provas realizadas no estrangeiro. Nessa forma de organização, acaba por  valorizar os skatistas, possibilitando que demonstrem todo seu conhecimento de manobras, e, claro que o publico agradece.


Este formato consiste basicamente em, termos na pista, entre 5 e 8 skaters por bateria, onde, realizam uma volta de 1 minuto individualmente, sendo, esta primeira parte da prova, responsável pelo menor percentual na soma de sua nota final, já, a fase seguinte tem o peso maior, sendo realizada no formato de Jam Session Alternada, com um tempo que varia de acordo com a quantidade de participantes na bateria, onde, os skaters entram sequencialmente na pista, para executarem apenas uma manobra por vez, tendo de demonstrar os seguintes critérios de análise, Velocidade, Estilo, Grau de Dificuldade, Utilização da Área e Criatividade.
Em nossa análise final, todos ganham com essas alterações, nossas competições teriam uma elevação no nível de manobras, pois, ninguém estaria preso a pressão da run de 1 minuto, e, os juízes, teriam melhores condições para analisar cada competidor em prova, podendo assim, ter tempo de atribuir uma pontuação mais correcta para cada skatista, diminuindo as duvidas com relação a interpretações diferenciadas, o publico iria assistir o melhor de cada um, porém, sendo o skate uma regra não exata, o que conta no final é a diversão. Boas skatadas a todos !!!

2leep.com